Florais

As essências florais de Bach compõem uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Para o Dr. Edward Bach, médico britânico que desenvolveu as essências florias, a personalidade do indivíduo deve ser tratada e não a doença, pois a doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia-a-dia). 

 

  • O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar.

 

As essências florais são extratos líquidos, para consumo oral, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. São preparadas a partir de flores silvestres colhidas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementais se encontram intactas e, por isso mesmo, bastante eficazes.

 

Quando utilizamos as essências florais, é mobilizada a consciência de dons e potenciais que necessitam ser desbloqueados, despertos ou fortalecidos. Elas atuam nos campos vitais, no corpo etérico, emocional, mental e na conexão com nosso Eu Espiritual.

 

Os florais são catalisadores do processo de evolução pessoal, que nos levam a identificar e transformar emoções e tendências negativas ou destrutivas, favorecendo o acesso a novas possibilidades da vida interior. Promovem saúde, bem-estar e acabam por nos abrir novos caminhos.

 

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções.

 

Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, incerteza, insegurança, raiva e outros. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos delas. Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa. O floral não irá “colocar” nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.

 

Na essência da flor não temos desequilíbrio.

 

O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em cada um de nós! Dessa maneira, ele busca nas essências propriedades para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras e, depois, em positivas.

 

Kathia Rejane

 

Terapeuta

 

Atenção:

 

Toda terapia alternativa é considerada complementar, ou seja, não dispensa o tratamento médico alopata.